Pesquisa
Filters

Tártaro dentário, 5 dicas para eliminar esse mal

tártaro dentário, também chamado de cálculo dental, se trata da placa bacteriana que se solidifica na superfície dos dentes. Ele também pode se formar sob a gengiva e irritar a mucosa. 

Quando não acontece a limpeza dessa placa com frequência, existe uma possibilidade maior de surgir problemas mais sérios, como a cárie e a gengivite. 

Tanto na questão estética como para a saúde, o tártaro pode ser muito prejudicial, comprometendo a saúde geral, inclusive os dentes e gengivas. O cálculo dental é poroso e, por isso, absorve manchas com mais facilidade. 

Com isso, quem não visita o dentista para fazer a limpeza do tártaro dentário está exposto a problemas de saúde bucal e pode ter o sorriso comprometido. Isso, principalmente, para fumantes e para quem bebe café ou chá.

Para quem deseja ter a cor original do recuperada após o tratamento do tártaro, existem procedimentos estéticos ortodônticos práticos para isso. 

clareamento dental com moldeira, por exemplo, pode deixar os dentes até sete vezes mais brancos, esse tratamento pode ser feito de casa, mas é preciso ter a supervisão do profissional periodicamente, de forma adequada, para avaliar a evolução do quadro.

O que causa o tártaro?

O tártaro se forma nos dentes devido a uma má alimentação, falta de higienização ou a limpeza incorreta da boca. 

Após uma refeição, por exemplo, muitos resíduos de alimentos ficam presos nos dentes, alimentando as bactérias, que produzem ácidos que atacam os dentes. 

Com isso, resíduos desses materiais podem ficar presos no entorno dos dentes e gengivas, criando o cálculo dental.

Dicas

Depois de explicar o que é o tártaro, os perigos que ele traz e sua causa, este artigo trará dicas fundamentais para eliminar esse mal da saúde bucal.

Escovação correta

 

A escovação é a principal ação de higiene bucal e deve ser feita na frequência e de forma correta. 

Antes de entrar no próprio ato da limpeza, é preciso enfatizar que deve-se usar escovas com cerdas macias e pouco creme dental, apenas o suficiente para que aconteça a escovação e o excesso de espuma na boca não é necessário.

Tendo isso em mente, a escovação deve ser feita com movimentos circulares ou verticais e deve ser dividida em quatro partes: as duas superiores e as duas inferiores. 

Após higienizar os dentes, deve-se escovar também a língua em movimentos de vai e vem.

Essa higienização deve ser atenta, principalmente para quem utiliza aparelho dental transparente.

Usar o Irrigador Oral Waterpik

 

Pode-se usar o Irrigador Oral diariamente, pois ele limpa lugares da arcada dentária que a escovação não alcança. 

Passe os jatos d'água entre os dentes e gengivas, com cuidado para não machucar a gengiva ou danificar a estrutura de um implante dentario.

Enxaguante bucal

 

O enxaguante bucal deve ser utilizado ao término da escovação. Com 20 ml do produto, deve-se bochecha-lo por cerca de 30 segundos e cuspir.

Vale destacar que após cuspir o enxaguante bucal, não se pode passar água na boca para não tirar o efeito do produto.

Alimentação

 

Uma alimentação balanceada faz muito bem para a saúde do corpo, da mente e dos dentes.

Do mesmo modo, alimentos ricos em açúcar e carboidratos devem ser evitados, pois eles alimentam as bactérias da boca, que contribuem para a formação do tártaro.

Os alimentos indicados para ter uma boa saúde bucal são os ricos em cálcio, vitamina D, vitamina K e demais proteínas que contribuem para a nutrição e limpeza natural dos dentes. São eles:

●      Leite;

●      Couve;

●      Amêndoas;

●      Ovo;

●      Espinafre;

●      Cenoura;

●      Maçã.

Visitas ao dentista regularmente

 

Para finalizar, todos devem ir ao dentista regularmente para a manutenção da saúde do sorriso e da cavidade oral.

Além do profissional acompanhar como anda a saúde bucal do paciente, ele utiliza de utensílios e tratamentos apropriados para retirar o tártaro preso na arcada dentária. 

Além disso, tratamentos de remoção mais complexos podem ser realizados, conforme a complexidade do quadro.

Inclusive, o dentista também pode indicar caminhos para garantir um sorriso mais bonito a longo prazo, após o tratamento.

Com isso, é possível que por meio de procedimentos estéticos, como a lente nos dentes, se alcance o alinhamento da arcada dentária e o clareamento dental, trazendo uma maior harmonização dos dentes na face. 

 Com os procedimentos, os cuidados diários ainda devem ser mantidos para a saúde geral da boca, mantendo o sorriso bonito e saudável.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Deixe seu comentário.