Pesquisa
Filters

Como ter uma higienização bucal adequada

 

O segredo para ter uma gengiva e um sorriso saudável é uma boa higienização.

 

Uma boa higienização se inicia com a escolha de uma escova apropriada: macia, e preferencialmente pequena para alcançar com facilidade os dentes posteriores (dentes do fundo). 

 Após a escolha da escova ideal, é necessário escolher o dentifrício (creme dental) que irá utilizar. Mas em meio a tantos que existem no mercado, qual escolher? O creme dental deve conter mais de 1 mil ppm (partes por milhão) de fluoreto, as marcas mais conhecidas estão dentro dessa norma, o flúor é necessário para a remineralização do esmalte dos dentes, prevenindo a doença cárie. A quantidade a ser aplicada na escova deve ser correspondente a um grão de ervilha para adultos.

Para dentes sensíveis deve-se usar um creme dental específico para sensibilidade, que através de substâncias existentes na sua composição é capaz de obstruir os túbulos dentinários (micro poros) na dentina (estrutura do dente) criando uma barreira impermeável na superfície do dente, aliviando assim a sensibilidade.

Evite cremes dentais que prometem clarear, pois possui agentes abrasivos, sua frequência causa abrasão do esmalte dentário, estrutura que protege e da cor aos dentes, seu desgaste é irreversível, deixado os dentes mais amarelados do que eram anteriormente e cada vez mais sensíveis.

 Lembrando que a escovação deve ser realizada sempre em movimentos de vai e vem, sem aplicar força, e nunca esquecendo de higienizar a língua. É importante que a higienização aconteça dentro do período de até 30 minutos após as refeições.

 Só a escovação não é o suficiente, o fio dental é essencial para remover os resíduos de alimento e placa bacteriana que ficam entre os dentes e a gengiva, região onde a escova não alcança.

 

 

Com o Irrigador Oral Waterpik é possível realizar os três passos principais da higienização com uma maior eficácia.

 

1 – Escovação – Bico escova de dente, cabeça de escova sônica  WP681B - Acompanha 05 bicos e seu reservatório tem capacidade de 650 ml. A escova possui três funções: Limpeza, Branqueamento e Massagem, contém um indicador de tempo para alternar as regiões de limpeza, e é clinicamente comprovada em remover 9x mais manchas do que uma escova de dente tradicional.

 

 2- Higienização lingual – Bico limpador de língua Waterpik – 

O Bico Limpador de Língua com formado de colher realiza uma raspagem e lavagem de ação suave na língua, capaz remover aquela camada branca, conhecida como saburra lingual, responsável pela halitose. Uma língua saudável possui cor rosada, e aspecto liso.

 

3- Fio dental de água – Bico Jato clássico, Bico Eliminador de Placa, Bico de Limpeza de Gengiva.

 Após cumprir com eficácia as etapas acima finalize com um enxaguante bucal, sem álcool, seguindo as orientações do rótulo para cada marca. Faça bochechos ao invés de gargarejos e não enxague a boca com água posteriormente, isso diminui a eficácia do enxaguante bucal.

 

Para aumentar a durabilidade da escova são necessários alguns cuidados diários:

- Lavar bem após o uso.

- Manter sempre as cerdas secas.

- Não deixe-a em contato com a escova de outras pessoas.

- Não deixá-la exposta no banheiro.

- Use capinhas para proteger de microorganismo.

- Armazene preferencialmente em algum armário ou gaveta.

Mesmo com esses cuidados deve ser realizada a desinfecção das cerdas diariamente, deixando o Bico Escova de dentes de molho por alguns minutos na água morna após ferver, e posteriormente alguns minutos no enxanguante bucal de costume. É muito importante que faça acompanhamento com um dentista que você confie a cada 6 meses ou sempre que perceber alguma alteração. Esse check-up é fundamental para prevenção e assim manter sua saúde sempre em dia.

 

Dra. Bruna F. Morais

Cirugiã Dentista

CRO-SP 119769

 

Deixe seu comentário.