Pesquisa
Filters

5 dicas para manter seu sorriso livre de cáries

Manter os cuidados com a saúde bucal é uma forma de garantir seu sorriso livre de cáries e usar o sorriso como cartão de visita. Afinal, seja em um evento social ou em um ambiente de trabalho, a simpatia pode transparecer no rosto bonito e brilhante.

A garantia de saúde bucal está em diversos fatores que precisam ser levados em consideração. 

A partir da escovação diária é possível implementar outros cuidados, com atitudes que são realizadas dentro de uma rotina e melhoram a qualidade de vida.

Evitar alimentos nocivos à saúde dos dentes pode ser uma tarefa árdua, pois o açúcar está presente em muitos produtos que são consumidos diariamente. 

Assim, ficar longe do refrigerante e da sobremesa pode ser difícil, mas necessário e há uma solução para isso, como escovar os dentes regularmente, sendo uma prática fundamental para a cavidade.

A seguir apresentamos 5 dicas para você ficar atento sobre os cuidados que ajudam a evitar problemas bucais, principalmente as temidas cáries. 

1.   Tratamento caseiro está na escovação correta

A manutenção da saúde bucal é simples e precisa estar na rotina como uma tarefa a ser realizada invariavelmente. 

Assim, ao acordar, é preciso ir até o espaço para a higiene pessoal, pegar a escova de dentes, passar um creme dental e aplicar sobre toda a arcada dentária, repetindo o processo ao menos três vezes ao dia.

Esse é um processo crucial e pode ser entendido como um tratamento caseiro que age de modo a prevenir doenças e controlar as bactérias. 

Assim, em conjunto com o uso do fio dental, a escovação evita muitos problemas bucais. O uso de um enxaguante pode complementar o processo e reforçar um hálito agradável. 

É preciso salientar que deve-se ficar longe de tratamentos caseiros que prometem milagres, pois isso pode prejudicar o esmalte dentário. Dessa forma, a proliferação de placas bacterianas e o surgimento de cáries é facilitado.

Já para pessoas que precisam de correção mínima, como em casos de fragilização, quebras, trincas e manchas, (inclusive por hábitos inadequados) podem recorrer à implementação da lente de contato dental, uma película que pode ser produzida em cerâmica ou resina.

2.   Mantenha a dentição infantil saudável

Para agradar o paladar infantil, a oferta de doces costuma ser recorrente, sem pensar nas consequências. Sendo assim, a visita ao consultório dentário é necessária desde a primeira infância. 

Como os dentes de leite servem como um guia para a dentição permanente, devida nutrição e demais funções corporais, a criança não pode ficar sem por causa de cáries. 

Nesse caso, é preciso ter atenção a alguns pontos quanto à saúde bucal infantil, priorizando determinados comportamentos como:

●      Seja exemplo para as crianças;

●      Ensine a escovar de forma lúdica;

●      Substitua doces por frutas;

●      Evite refrigerantes e sucos industrializados.

O mercado oferece produtos dedicados ao público infantil, inclusive cremes dentais que possuem flúor adequado para a fase de desenvolvimento, o que também contribui para a manutenção correta da saúde bucal.

3.   Siga as instruções em todos os casos

Ouvir o que um dentista tem a dizer sobre a dentição de uma criança, ou mesmo da cavidade oral de um adulto, é importante. Assim, seguir as instruções para garantir a saúde bucal de modo geral é essencial.

São as palavras de um profissional que indicarão se é necessário utilizar um aparelho dental invisivel para correção do alinhamento, ou reduzir o consumo de açúcar por causa do aparecimento de uma cárie que pode levar a um tratamento mais invasivo, como um canal.

Seja uma dor de dente ou um sangramento na gengiva, dentistas são os primeiros a quem se deve recorrer para entender o problema e encontrar a melhor solução.

Isso porque eles possuem todos os recursos para oferecer um tratamento adequado, inclusive para a correção do alinhamento dos dentes com um aparelho invisivel.

Por fim, os profissionais da área estão em constante evolução, e são as pessoas que devem ser ouvidas quando um problema relacionado aos dentes surge, bem como para prevenir a proliferação das bactérias responsáveis pela manifestação da cárie.

4.   Procure ajuda profissional em ambiente controlado

Além do conhecimento técnico, um dentista faz o atendimento em um ambiente controlado, com uma cadeira que permite observar toda a área interna da boca, com equipamentos desenvolvidos para esse tipo de trabalho.

Se o caso for de clareamento dental, o profissional trabalhará com um produto apropriado para o serviço, sem prejudicar a cavidade.

Esse tipo de tarefa precisa de um planejamento adequado, para que a aparência seja harmoniosa, seguindo o aspecto natural dos dentes.

Isso significa que o tratamento, independentemente de qual seja, requer uma avaliação geral, para ver se nenhum dente apresenta a temida cárie e propor os procedimentos mais adequados para cada caso.

Além disso, saber quanto custa um clareamento dental é um detalhe que pode ser averiguado depois de conhecer o que precisa ser feito e realizar o tratamento bucal, promovendo mais qualidade ao sorriso.

Com isso, consegue-se preservar a cavidade com profilaxia, reduzindo placas, e até melhorar a estética do sorriso, caso seja de desejo do paciente, promovendo um melhor alinhamento e coloração.

5.   Elimine os hábitos que prejudicam os dentes

Roer unhas, abrir garrafas com os dentes, morder a tampa da caneta, mastigar gelo, fumar, todos são hábitos prejudiciais para as condições dentárias e muitas vezes são realizados de forma automática. 

Dependendo da situação e do hábito, pode ocorrer a quebra ou a perda do dente. Inclusive, a cárie também pode ser um fator responsável pela remoção de toda a peça para preservar a saúde das demais estruturas, exigindo um implante dentário com um substituto de resina ou porcelana para a plena mastigação.

Por esse motivo, é necessário abandonar hábitos ruins para ter mais saúde e um sorriso alinhado, tomando cuidado com a escovação e o uso de fio dental, conferindo mais qualidade e evitando problemas como a cárie.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

Deixe seu comentário.