O uso do adoçante faz mal aos dentes?

O adoçante é um tipo de substância capaz de adocicar alimentos e bebidas. Seu uso é realizado principalmente por pessoas que possuem diabetes – e não podem comer açúcar, e também por aqueles que optam por uma rotina alimentar mais saudável.

Existem dois tipos de adoçante: o natural e o artificial.

O adoçante natural é extraído de diversas plantas, entre elas: cana de açúcar, frutas, beterraba, e entre outros. Dentre os diversos tipos de adoçante natural, estão a stevia e a frutose. Enquanto a stevia é natural e sem calorias, a frutose pode ser retirada das frutas, vegetais e cereais. Porém, mesmo a frutose sendo mais doce que o açúcar comum, os dois possuem a mesma quantidade de calorias.

Já o adoçante artificial possui capacidade de adoçar alimentos e bebidas em maior intensidade que o açúcar comum. Esses são consumidos em maior parte por diabéticos, pois o metabolismo dessas substâncias não requer insulina.

Ao substituir o açúcar por adoçante na sua dieta, você garante diversos benefícios tanto para o corpo, quanto para os dentes.

O açúcar, quando consumido em quantidades abusivas, traz problemas orais como cáries, acúmulo de placa bacteriana, gengivite e diversos outros.

Uma das formas de evitar o acúmulo de placa bacteriana, além de escovar os dentes adequadamente, é substituindo o açúcar pelo adoçante artificial. Além de garantir um sorriso mais bonito, o adoçante artificial aumenta o pH da boca, tornando-a menos ácida.

Enquanto o açúcar causa a desmineralização do esmalte dentário, ou seja, o aumento de probabilidade a cáries, alguns tipos de adoçantes artificiais podem aumentar a remineralização do esmalte e prevenir as tão indesejadas cáries.

Outra forma de evitar problemas bucais é realizando a limpeza entre os dentes. O tipo de higiene mais comum é através do fio dental, mas este pode ser substituído pelo Irrigador Oral Waterpik.

O irrigador oral Waterpik é cientificamente comprovado que remove 99,9% das placas em áreas afetadas, além de ser 50% mais eficaz do que o fio dental tradicional.