Leite: entenda a importância do leite na alimentação e a relação com uma saúde bucal adequada

O leite tem um papel fundamental para a nutrição completa das pessoas. Além de promover o aumento da resistência óssea, o leite também ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido. São alguns outros benefícios promovidos pelo leite, a prevenção de doenças como a hipertensão, desidratação, problemas respiratórios, obesidade, osteoporose e até mesmo algumas formas de câncer.

Já em questões de saúde bucal, os produtos lácteos (leite, iogurte sem gordura) intensificam a remineralização dos dentes e dão suporte ao desenvolvimento dos dentes e tecidos orais em crianças, o que ajuda a proteger contra cáries dentárias. Por isso, para os recém-nascidos, o leite materno é recomendado até pelo menos os dois anos de idade, já que o leite contém todas as vitaminas e componentes que ajudarão no desenvolvimento da criança, prevenindo diversas doenças, inclusive, doenças bucais como cáries e a má oclusão dentária.

O consumo deste produto protege a superfície do esmalte contra substâncias ácidas, favorecendo uma higiene bucal adequada. Além de diversos outros benefícios, ajuda na diminuição da frequência do consumo de refrigerantes em crianças, reduzindo assim o risco de decomposição dos dentes e gengivas fracas.

É fundamental para garantir uma boa saúde bucal, a visita frequente à um profissional da odontologia.