Conheça o funcionamento da arcada dentária

Arcada dentária é o conjunto dos dentes de um indivíduo que varia de acordo com o momento de vida.

primeira dentição, que começa a se formar por volta dos seis meses de idade completando-se por volta dos três anos, é chamada dentição primária/de leite.

Uma criança possui, geralmente, 20 dentes temporários, oito incisivos, quatro caninos, oito molares, chamados dentes de leite ou dentes decíduos. Eles serão progressivamente substituídos a partir dos seis anos pelos dentes definitivos de um adulto, que são 32. 

A segunda dentição, que começa a formar-se por vota dos seis anos completando-se aproximadamente aos treze anos, é denominada dentição permanente ou dentição secundária. Nesta dentição existem, normalmente, 32 dentes sendo dezesseis em cada arcada.

Uma arcada dentária adulta completa é composta de oito incisivos, quatro caninos, oito pré-molares e doze molares. As arcadas dentárias não possuem o mesmo número de dentes. Isso pode se dar em função de extrações de dentes definitivos, ou à falta natural de dentes, como os últimos molares, chamados às vezes de cisos que não se exteriorizam em todas as pessoas.

Cada dente tem uma função específica, dando início junto às glândulas salivares ao sistema digestório. A falta de qualquer que seja, pode causar uma disfunção digestiva prejudicando a saúde do indivíduo, sem falar na questão estética.

A boca é composta por 5 tipos de dentes, e são eles:

  • Incisivos: São em 8. Localizados no meio da boca, 4 na linha superior e 4 na linha inferior; estes dentes são maioritariamente utilizados para cortar.
  • Caninos:São em 4. Dentes pontiagudos localizados ao lado dos dentes incisivos. Temos 2 em cima e 2 em baixo e são utilizados principalmente para rasgar alimentos.
  • Pré-molares:São 8 dentes pré-molares. Localizados entre os dentes caninos e os dentes molares. Com 4 na linha superior e 4 na linha inferior, estes dentes são geralmente utilizados para triturar os alimentos.
  • Molares:São 8 molares. Localizados no fundo da boca, sendo que 4 localizam-se em cima e 4 em baixo. Bastante lisos, são utilizados para triturar e mastigar os alimentos.
  • Sisos:por norma, são 4 os dentes do siso, mas nem todas as pessoas os têm ou então não têm os quatro. Também conhecidos como os terceiros molares, são os últimos a nascer e geralmente estes dentes são extraídos, para que não perturbam o alinhamento dos restantes dentes e maxilares. Os dentes do siso não têm, no fundo, qualquer função relevante na boca. Em gerações atuais, existem pessoas que já nascem sem os sisos.