Conheça os riscos causados pela falta de higienização bucal adequada na terceira idade

Tendo em vista o aumento expressivo da população idosa no Brasil, e que esta parte população está num nível mais propicio de ser atingida por diversos problemas bucais, como a xerostomia (boca seca), cáries de raiz, doenças periodontais e entre outros, cuidados e orientações específicas quanto à sua higiene bucal são precisos.

Um fator que pode causar a cárie na terceira idade é a chamada “xerostomia”, já que esta é comum em quem toma muitos medicamentos. Dentre as muitas funções da saliva, uma delas é a proteção aos dentes, logo, a redução do fluxo salivar pode levar à uma série de problemas. Estão entre esses problemas a má adaptação de próteses e outras lesões bucais.

É comum que pessoas da terceira idade façam uso de próteses, sejam totais ou parciais. Elas devem sempre ser higienizadas após as refeições. Além disso, recomenda-se que, ao menos duas vezes por semana, elas sejam colocadas de molho por 30 minutos em uma solução com água e uma colher de chá de água sanitária, ou então utilizar comprimidos efervescentes comercializados em farmácias que são próprios para limpeza de próteses. A adaptação das próteses é fundamental. Em casos onde há mal ajuste, lesões podem surgir, e, com o passar do tempo, dar origem a ferimentos e até tumores cancerígenos bucais. Dessa forma, é muito importante estar sempre atento ao surgimento de alterações em todas as partes da cavidade oral, como céu da boca, língua, bochechas e gengiva. 

Outro fato é que com o envelhecimento, há chances de que a gengiva comece a retrair. Este processo expõe a raiz do dente gradualmente conforme o passar do tempo, podendo causar um maior risco de cáries, a chamada “cárie de raiz”, e pode causar uma hipersensibilidade da dentina

Além de visitar regularmente um profissional dentista, realizar a higiene diária correta é mais do que importante para a saúde bucal. Escovar os dentes assim que acordar e após as refeições do dia-a-dia é uma das maneiras mais eficazes de se manter a saúde bucal.

Confira aqui outras dicas para manter uma higiene bucal adequada.

Vale ressaltar que é necessária a higienização da língua e também o uso do fio dental diariamente, a fim de manter os dentes e bocas sempre limpos. Intensifique os resultados substituindo o fio dental pelo irrigador oral Waterpik. Conheça mais sobre os produtos clicando aqui.