Crianças: Dicas de como manter a higiene e a saúde bucal dos pequenos

As crianças tendem a consumir um elevado nível de açúcar, ingerido, por exemplo, através de balas e outros doces. Porém, o descuidado com a alimentação das crianças pode resultar em uma má saúde bucal e problemas nos dentes.

Os cuidados com a saúde bucal devem ser iniciados antes do nascimento do primeiro dentinho do bebê. Para bebês de até 6 meses, a higienização bucal deve ocorrer através da limpeza da boca com gaze ou fralda de tecido seca ou umedecida com água filtrada. Aí, basta massagear a gengiva suavemente. Caso opte pela dedeira, será preciso lavá-la e esterilizá-la depois do uso.

A partir da erupção dos primeiros dentes, a utilização de escova dental para realizar a limpeza bucal é de extrema importância, além de consultar um odontopediatra. A escova ideal para crianças deve possuir cabeça pequena, arredondada e cerdas extra macias. Para que a limpeza seja efetiva, a escovação deve englobar todos os lados dos dentes: por fora, por dentro, áreas próximas à gengiva, a parte de cima dos dentes do fundo e a língua. Para a escolha de creme dental infantil, escolha pastas infantis, essas que vem com sabor e concentração de flúor próprios para idade da criança.

É muito importante que os pais ou responsáveis ensinem e estimulem a escovação nas crianças, ajudando a segurar a escova e limpar todos os dentes, criando assim o hábito de escovação dos dentes. O uso do fio dental deve ser feito desde cedo, usado com cuidado e auxílio dos pais ou responsável, auxiliando na saúde bucal da criança.

A associação de uma dieta balanceada, com uma higienização adequada da cavidade bucal e visitas periódicas ao dentista terá como resultado uma boa saúde bucal, prevenindo assim o desenvolvimento da cárie e problemas gengivais.