Confira 7 dicas para manter uma boa higiene bucal

A frequente e cuidadosa escovação dos dentes e uso de fio dental ajuda a prevenir o acúmulo de placa bacteriana e tártaro, os quais podem ocasionar cáries.

Confira o passo a passo para manter uma boa higiene bucal:

  1. Antes de iniciar a escovação, faça um bochecho com água para eliminar os resíduos dos alimentos e ajudar na escovação.
  2. Procure a escova certa:

Normalmente se recomenda uma escova dentária que tenha cabeça pequena e cerdas macias ou extra macias.

  1. Escolha do creme dental:

Procure sempre escolher os cremes dentais que não são abrasivos. Pastas contendo flúor só são recomendadas para adultos. Se necessário, consulte seu dentista.

  1. Escovação eficiente:

A escovação deve ser realizada sempre de cima para baixo, no sentido contrário ao da gengiva. Caso contrário, você apenas esta levando a sujeira para ela. O ideal é contar com uma inclinação de 45⁰, de modo que as cerdas passem tanto pelos dentes quanto pela gengiva. Ao terminar de escovar um determinado canto da boca, não volte a ele depois.

  1. Fio dental:

 Esse item é essencial para prevenir diversas doenças orais, além de promover uma higienização eficiente. É ideal para os casos onde o contato entre os dentes é muito justo, impedindo que a escovação remova resíduos simples.

  1. Limpeza da língua:

A limpeza da língua é outro passo importante em especial porque evita o mau hálito. Para promover uma limpeza eficiente, o ideal não é escovar a língua, mas sim utilizar higienizadores específicos. A escova foi desenvolvida para escovar apenas os dentes, e quando utilizada para a língua, além de não promover o efeito desejado, provoca desconforto e ânsias.

  1. Consulte um dentista periodicamente.

Além da limpeza diária periodicamente, consulte um profissional dentista para limpezas mais profundas e completas.

 

O uso de fio dental pode ser substituído pelo Irrigador Oral Waterpik. Veja qual o modelo ideal para a sua boca clicando aqui.