Diabetes e Higiene Bucal

 

 Cuidar da Higiene Bucal é essencial para qualquer pessoa, mas para os pacientes com Diabetes, o cuidado deve ser mais rigoroso a fim de evitar inflamações e infecções.

 Centenas de bactérias se acumulam ao redor dos dentes e às margens das gengivas, e formam placas em sua boca todos os dias. Se essas placas não forem removidas por completo, causam irritações nas gengivas que podem evoluir para uma inflamação, chamada gengivite. Por isso, é importante escovar e limpar completamente entre os dentes diariamente.

 A inflamação ou infecção na gengiva pode se agravar e comprometer a sustentação dos dentes, além de descompensar a saúde dos diabéticos mesmo realizando o tratamento corretamente, pois durante o processo de infecção, faz parte da ação do sistema imunológico elevar a glicemia no organismo, podendo agravar o estado de saúde.

 A Diabetes também compromete o processo de cicatrização, então o cuidado com os tecidos (gengivas) devem ser redobrados principalmente na doença periodontal, pois elas ficam vermelhas, irritadas e podem até sangrar.

 Como evitar?

 Remover todas as bactérias e resíduos alimentares da boca e entre os dentes evitará a formação de placas (responsáveis pelas gengivites), e ajudará a controlar a Diabetes. Portanto, a orientação é manter uma higiene bucal regular e de qualidade.

 O Irrigador Oral Waterpik é uma alternativa fácil e mais eficaz para remover a placa bacteriana, reduzir a gengivite, e também prevenir os machucados nas gengivas ocasionados pelo fio dental tradicional. É clinicamente comprovado que a higiene bucal com Waterpik é 44% mais efetiva para melhorar a saúde da gengiva em pessoas com Diabetes, tornando-o uma escolha ideal para o seu cuidado diário.

 Cuidar da Saúde Bucal também é cuidar da Diabetes!