Saiba os cuidados que devem ser tomados durante o tratamento ortodôntico

O tratamento ortodôntico é usado para corrigir uma "mordida torta”, condição conhecida como má oclusão e que envolve dentes que são tortos ou mal posicionados.

A instalação do aparelho ortodôntico fixo e a presença de braquetes (peças coladas nos dentes), bandas (anéis cimentados nos dentes), fios e demais acessórios fazem com que aumentem as áreas que retêm os alimentos, provocando, assim, um maior acúmulo de placa bacteriana.

 A placa bacteriana é o início de muitas doenças bucais. A técnica mais eficiente para seu controle se resume no uso da escova e do fio dental pelo próprio paciente. É recomendado o uso de um “passa fio”, que auxilia a entrada do fio dental entre os dentes e bráquetes.

Em relação à alimentação, alimentos duros, gordurosos ou grudentos, balas, chicletes e pirulitos devem ser evitados por quem utiliza aparelho ortodôntico.

Já nos casos do aparelho móvel, que é um dispositivo que pode ser colocado e retirado pelo próprio paciente e utilizado em casos simples de má oclusão, recomenda-se, além da higiene dos dentes, a do aparelho com a mesma frequência, escovando-o diariamente com creme dental, buscando-se evitar a retenção de placa no aparelho, e o consequente sabor desagradável. Mensalmente, pode-se deixar o aparelho imerso em um antisséptico bucal por 15 minutos e nunca fervê-lo.

Além dos cuidados com a higiene, a alimentação e os hábitos pessoais, a manutenção periódica do aparelho ortodôntico é fundamental para o tratamento.