Gengivite: Confira dicas de como evitar esta infecção!

A gengivite é a inflamação e infecção da gengiva causada pela placa bacteriana. Se não for adequadamente tratada pode progredir até atingir o osso alveolar.

A causa principal da doença é a placa bacteriana, uma película pegajosa e incolor que se forma ao redor dos dentes se não for feita uma higienização adequada. Essas placas produzem toxinas que irritam a mucosa da gengiva, causando a gengivite. Entre outras causas pode-se citar: má oclusão dos dentes, formação de tártarocáries dentárias, baixa produção de saliva, cigarro, certos medicamentos e a exposição a metais pesados, por exemplo, o chumbo e o bismuto. A gengivite pode também ser uma manifestação de enfermidades como herpes labialdiabetes, epilepsia, AIDS, leucemia e entre outros. 

É possível observar vermelhidão, inchaço da gengiva ou até sangramento durante a escovação ou uso do fio dental. Nesse caso, a gengivite pode ser revertida desde que o osso e os ligamentos periodontais que seguram o dente no lugar não tenham sido afetados.

A gengivite pode ser evitada com uma escovação adequada e uso apropriado do fio dental, tendo em prática uma alimentação correta para garantir uma nutrição adequada, evitando uso de cigarro e outras formas de tabaco. Uma vez que a placa se acumule e endureça, apenas um profissional dentista pode removê-la.

Caso a inflamação esteja além da gengiva, alcançando o tecido ósseo subjacente, entra-se no caso da Periodontite, que promove a formação de uma bolsa periodontal e acarreta na perda óssea da boca.

O uso do fio dental pode ser substituído pelo Irrigador Oral Waterpik WP 100, que além de possuir 10 ajustes de pressão do jato, vem com 6 bicos alternados, entre eles o Bico Limpador de Gengivas

Saiba mais sobre o produto clicando aqui.