Como aliviar a Sensibilidade nos Dentes

 

 Muitas pessoas sofrem ao ingerir alimentos quentes, frios ou doces por conta da sensibilidade dentária, e muitas vezes não sabem a causa e nem como aliviar. O problema de não saber a causa, é continuar com hábitos incorretos, não realizar acompanhamento odontológico e piorar o quadro.

 Escovar os dentes com muita força é algo muito comum, e é uma das causas da sensibilidade, assim como ingerir alimentos ácidos, ranger os dentes (bruxismo), e higiene bucal. Todos esses hábitos removem o esmalte dentário, que é a camada mais externa do dente e que age como protetor, e expõem a dentina que recobre o nervo. A própria dentina é sensível a estímulos, já que logo abaixo se encontra um tecido, polpa dentária, com terminações nervosas, que são receptores sensoriais, ou seja, ocorre o desgaste do dente, a perda de sua cobertura, e a camada mais sensível fica exposta e com percepções afloradas. Com a imagem abaixo fica mais fácil ilustrar esse processo:

 

 

 Considere que ranger os dentes excessivamente desgasta o esmalte do dente, ingerir alimentos ácidos contribui para a erosão do esmalte, escovar os dentes com muita força além de desgastar a primeira camada do dente, pode causar retração gengival e diretamente expor a dentina. O mesmo acontece com uma higiene bucal precária, pois placas se acumulam, podendo causar infecções gengivais que também levam à retração gengival.

 Há algumas formas de evitar e aliviar esse processo de hipersensibilidade dental. Confira abaixo:

  • Utilizar escovas de dente com cerdas macias, e escovar os dentes sem força;
  • Evitar o consumo de alimentos muito ácidos;
  • Escovar os dentes após 30 minutos das refeições, pois o ácido ao encontro da pasta de dente pode causar reações químicas e consequentemente erosão dos dentes.
  • Ao perceber dor nas mandíbulas ao acordar, ou desconfiar de bruxismo, procure o seu dentista para avaliação e tratamento;
  • E por fim, a principal e indispensável dica: visite regularmente o seu dentista. É extremamente importante avaliações profissionais regularmente para a prevenção e tratamento de complicações de saúde bucal.