Como Acabar com o Mau Hálito

 

 A Halitose, conhecida como mau hálito, afeta a pessoa que a apresenta e também as pessoas a cercam. O odor desagradável incomoda a cada fala ou respiração, e pode impedir de sorrir, causar constrangimento ao falar e até mesmo afastar as pessoas de sua convivência.

 Em alguns casos, o mau hálito pode ser causado somente por jejum prolongado ou pela ingestão de alimentos odoríferos como cebola e alho, e nestas situações é mais fácil resolver o problema. Por outro lado, alterações das gengivas, boca e língua, ou mesmo do organismo também podem ser os causadores, e para estes casos deve se buscar ajuda médica.

 O seu dentista é capaz de fazer uma avaliação e investigação para descobrir o motivo e propor um tratamento, e mesmo a causa não sendo de propriedade do profissional de odontologia, ele fará o encaminhamento ao médico especialista.

 Se você percebe um odor desagradável em sua boca e quer acabar com o mau hálito, primeiro se certifique sobre os cuidados abaixo:

- Manter a boca e a língua limpa: a higiene bucal é extremamente importante, pois se as bactérias e os resíduos de alimentos não forem removidos, começam a se decompor em meio ácido e causam o mau hálito.

- Uso do fio dental ou fio dental de água: não se pode esquecer de realizar a higiene também dos espaços entre as gengivas que são mais profundos, e que somente a escovação não será suficiente para remover as impurezas desses locais.

- Umidade da boca/saliva regular: a saliva mantém a limpeza da boca, e a sua ausência (xerostomia) pode ser a causa desse problema.

- Alimentação a cada 03 horas: o jejum prolongado também pode causar a halitose, portanto o ideal é se alimentar a cada 03 horas. Entre as principais refeições, opte por alimentos leves e saudáveis.

 Se os cuidados acima não forem o seu problema e mesmo assim você está com mau hálito, agende uma consulta com o seu dentista. Relate o seu problema e informe qualquer sinal ou sintoma que possa influenciar no caso para que ajude no diagnóstico odontológico.

 Não sinta vergonha e não perca tempo. Se sentir qualquer incômodo, procure o seu dentista e cuide da sua saúde!

 E se você quer melhorar a qualidade da sua higiene bucal, clique aqui e escolha o seu Irrigador Oral Waterpik.