Entenda sobre o Câncer Bucal e previne-se dele!

O Câncer bucal é um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios (mais frequentemente no lábio inferior), dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. Atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcoólica, é um dos principais fatores de risco.

 Alguns dos principais fatores de risco são a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.

 Os primeiros sinais que podem indicar câncer incluem ferida ou aftas na cavidade bucal que não cicatrizam em 15 dias, manchas vermelhas ou brancas nas gengivas, língua, lábios, garganta ou revestimento da boca, pequenas feridas superficiais que não doem e que podem ou não sangrar, irritação/dor na garganta ou sensação que algo está preso na garganta.

 Já em estágios mais avançados, os sintomas evoluem para dificuldade ou dor ao falar, mastigar e engolir, caroços no pescoço, dor em torno dos dentes, que podem cair facilmente, mau hálito persistente e perda súbita de peso.

 O tratamento para câncer de boca pode ser feito através de cirurgia para remover o tumor, radioterapia ou quimioterapia. A escolha do melhor tratamento é feito de acordo com a localização do tumor, gravidade e se o câncer já se espalhou ou não para outras partes do corpo.

São alguns fatores que previnem o câncer de boca:

  • Evitar ou reduzir o consumo de fumo e de álcool
  • Manter uma boa higiene bucal
  • Fazer uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes
  • Visitar o dentista regularmente