Alimentos que prejudicam os dentes

 

 Os alimentos que consumimos tem relação direta com a nossa saúde bucal, pois mastigamos a grande maioria dos alimentos, e eles passam pelos nossos dentes e gengivas. Alguns passam sem reações tão significantes, mas outros são mais agressivos e podem ser prejudiciais à saúde bucal se forem ingeridos em grande quantidade, ou em casos de higiene bucal inadequada.

 Para te ajudar a selecionar e evitar complicações bucais, vamos listar e explicar o porquê de evitar certos alimentos.

 

  • Balas duras, mastigáveis, e chicletes.

As balas são abundantes em açúcar, e as bactérias adoram. Além de alimentar as bactérias, o ácido produzido pode resultar na remoção do esmalte do dente. Infelizmente não há a menos agressiva, pois todas causam danos. As balas duras ficam por muito mais tempo na sua boca, então o processo de agressão também é mais duradouro, e as mastigáveis ou chicletes podem até adentrar nas regiões interdentais e seus resíduos podem não ser totalmente removidos com a limpeza.

  • Limonada, molho de tomate, refrigerantes, e vinhos.

Os líquidos acima são recheados de ácidos, um dos maiores prejudiciais aos dentes. O ácido colabora com a erosão dos dentes por destruírem a camada de proteção, permitindo a proliferação de cáries e em casos de muito pigmento, podendo até manchar a superfície dos dentes.

  • Cafés e chás.

O principal dano à saúde bucal ao ingerir cafés e chás é a pigmentação amarelada dos dentes. Essas bebidas possuem corantes naturais e gradativamente deixam os dentes amarelados. É ainda mais preocupante se o consumo acompanhar grande quantidade de açúcar.

  • Bebidas alcoólicas.

A saliva é um protetor para a nossa boca porque promove uma limpeza natural, além do controle do PH, e o álcool costuma diminuir a produção de saliva, portanto, contribui para uma maior acidez e formação de cáries.

 

 Esses são os 04 principais alimentos e bebidas que prejudicam os dentes, e como pode perceber, já são alimentos com contra indicação de consumo, pois fazem mal à todo o organismo, por isso dizemos que cuidar da saúde bucal é cuidar da saúde como um todo.

Além de evitar os alimentos acima, é indispensável um higiene bucal adequada para a remoção de qualquer resíduo que possa contribuir para a formação de placas e de cáries, ou até mesmo inflamações gengivais. Se você ainda não conhece ou não tem um Irrigador Oral Waterpik, clique aqui e confira os modelos e todos os benefícios proporcionados por ele, comprovados clinicamente.