Entenda mais sobre Aftas e lesões bucais

Aftas são inflamações pequenas e brancas cercadas por uma área avermelhada. Ocorrem dentro da boca, principalmente em mucosa. Embora sua causa seja incerta, alguns especialistas acreditam que estão ligadas a problemas do sistema imunológico, a bactérias ou a vírus. Fatores tais como o estresse, trauma, alergias, cigarro, deficiências de ferro ou vitaminas e tendências genéticas também tornam a pessoa mais susceptível às aftas.

O principal sintoma é a dor, que pode interferir na fala e alimentação. Em geral as aftas duram em torno de 10 dias. Entre outros motivos, estão o leve sangramento em caso de lesão na região da afta, vermelhidão e ressecamento da região lateral da boca e perda do paladar.

Normalmente, não é necessário tratamento. Na maioria dos casos, a afta desaparece sozinha. A principal e mais procurada forma para tratamento da afta, quando a dor fica insuportável, é o uso de pomadas com anestésico, que podem ser indicadas por um profissional dentista. Outro tratamento que pode ser realizado é a laser terapia.

Manter a higiene oral regular é importante para que bactérias da boca não causem uma infecção mais grave.